sexta-feira, 23 de abril de 2010

Intervenção Rio Arrudas - Parte II




Como o Rio Arrudas recebe boa parte do esgoto da cidade de Belo Horizonte, nossa intervenção é focada na limpeza das águas do rio, que será feita de forma econômica e sustentável com o uso da energia solar. E como o Arrudas se encontra em maior parte canalizado , nos preocupamos em estabelecer um vinculo da população com o rio em sua parte descoberta.

Para isso criamos um espaço aconchegante e seguro, no qual sua apropriação pode ser feita por todas as classes sociais. Onde haverá um local para a realização de eventos que terá uma tenda formada por painéis solares que será um espaço de interatividade, propício para realização de eventos, e no restante do tempo poderá ser utilizado como local de descanso e alongamento na sombra.

Ao longo do rio haverá maior arborização, o que tornará o ambiente mais fresco. Na Avenida dos Andradas, aproveitaremos um espaço onde não há trafego de automóveis para organizamos uma área especifica para os ciclistas e uma para os corredores, mas sem impor fisicamente a restrição entre os espaços,de forma a instigar os usuários sobre a importância deles mesmos respeitarem e preservarem tal espaço.

Outro aspecto importante será a pavimentação do local, que será substituída por pisos de concreto, que permitem a drenagem das águas de chuva e evitam a impermeabilização do solo.

E nesta mesma área serão instaladas iluminarias de tamanho inferior ao das árvores para trazer mais conforto e segurança aos usuários do local, que serão feitas de garrafa pet e papelão.

Para atentar a população de mais uma importância deste rio, cercas de proteção serão colocadas ao longo do Arrudas, que servirão como uma espécie de cerca-painel, composta por desenhos e informações de peixes em extinção ou ameaçados devido a poluição das águas, como se fosse um aquário linear, instigando o público sobre a importância de manter o rio limpo.

Dessa forma, pretendemos formar um ambiente, o qual exemplifique como é possível unir práticas ecologicamente corretas com o desejo de preservação do local pela comunidade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeir%C3%A3o_Arrudas

http://www.premill.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário