quarta-feira, 24 de março de 2010

GARIMPO: Mercado Central - Belo Horizonte ( Prof. Hamilton)

O Mercado Central de Belo Horizonte foi construído, em 1929, com a finalidade de concentrar o abastecimento alimentício da cidade. Havia nessa época duas feiras, a feira da Praça da Estação e a feira da Praça da atual rodoviária. Constatando a necessidade de juntar produtos do mesmo segmento em um único local, o então prefeito Cristiano Machado reuniu os feirantes em um terreno de 22 lotes, situado próximo à Praça Raul Soares.

Nota-se que à princípio, o Mercado possuía uma função estabelecida, que era o fornecimento de produtos para a alimentação da população, sendo caracterizado assim como um espaço isotópico.


Vista do Mercado quando era ainda descoberto. Foto de 1947


Vista interna do Mescado quando era descobreto.Foto da decada de 50



Com o passar dos anos o Mercado, bem organizado e com participação ativa dos comerciantes, a cada dia, ampliava suas atividades, expandia seus negócios e se transformava em um núcleo não só de produtos alimentícios, mas também de artesanato e comida típica. Seria uma grande utopia pensar que o Mercado se manteria com apenas uma função e com a mesma forma original durante mais de 80 anos. Pode-se dizer que hoje, o Mercado Central é feito da mistura da religiosidade, tradição, cultura popular e contemporaneidade.


Mescado Central atualmente


Incrivelmente, hoje podemos classificar o Mercado como heterotópico, pois alem de ter reunido barzinhos e artesanato, também se instalaram nele lojas que não se identificam com a cultura local, como: lojas de suplemento alimentar, de bijuterias industrializadas, de eletrodomésticos e agências de viagem.

Mas com o passar do tempo esse tipo de comércio que hoje descaracteriza o mercado pode fazer parte da sua trajetória cultural ou pode ser que o Mercado se transforme em um shopping center.


Loja do antigo supermercado Aymoré onde hoje está instalada uma loja Ricardo Eletro


Fontes: www.mercadocentral.com.br
www.bhnostalgia.blogspot.com
www.desvendar.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário